segunda-feira, 19 de maio de 2008

Qual será o futuro do Galo nos próximos 100 anos?


O Clube Atlético Mineiro completou no último mês de abril 100 anos de uma história gloriosa de títulos e conquistas. Mas nos últimos as não andam muito boas para o Galo. O time sofreu com a queda para a 2ª divisão do campeonato brasileiro em 2005. A equipe conseguiu dar a volta por cima no ano seguinte, foi campeão da série B e em 2007 conquistou o campeonato mineiro, saindo de uma fila que já durava 5 anos e com uma grande vitória por 4x0 no 1º jogo da final contra o arqui-rival Cruzeiro. E no final da temporada, o time garantiu uma vaga para a disputa da copa Sul-Americana.
Porém 2008, ano do centenário do clube, não está sendo nada animador para o torcedor atleticano, mesmo com a volta do ídolo Marques e a chegada do servo Petcovick. Após a perda do campeonato estadual de forma humilhante para o Cruzeiro - o time foi derrotado no 1º jogo da final por 5x0 e depois uma nova derrota desta vez por 1x0 – a equipe foi eliminada nas quartas de finais da Copa do Brasil pelo Botafogo. Assim como no ano passado, o Galo empatou em 0x0 no Mineirão e foi derrotado no Rio de Janeiro por 2x0, desta vez sem a intervenção do árbitro.
Pelo Campeonato Brasileiro, que começou há duas semanas, o time em dois jogos conseguiu apenas dois empates: contra os reservas do Fluminense no Mineirão e contra o Goiás em Goiânia, depois de estar perdendo por 1x0. O Galo ocupa apenas a 13ª colocação no campeonato. É claro que é muito cedo pra fazer alguma projeção do que vai acontecer até o final da temporada, mas o torcedor já começa a lembrar 2005 e temer o fantasma do rebaixamento.
Na opinião do atleticano Silas Maia, supervisor administrativo, o Galo não tem hoje um time competitivo para brigar pelo título do brasileirão, nem sequer por uma vaga na Libertadores da América. Para ele, no mínimo o time vai correr atrás de uma vaga na Copa Sul-Americana ou para se manter na 1ª divisão do campeonato nacional. Para o futuro, ele acha que a solução para o Atlético voltar a brigar por títulos seria mudar radicalmente a administração do Clube. Já o comentarista da Rádio CBN – Belo Horizonte, Mário Marra, o Atlético está no caminho certo pra voltar a ser “grande”, sanando as dívidas, valorizando o trabalho das categorias de base. Porém no atual momento, segundo ele, o time vai brigar pra não cair no Brasileiro e não passa nem da 1ª fase da Copa Sul-Americana.
Após a saída do treinador Geninho e as tentativas frustradas em Levir Culpi e Emerson Leão, o nome da vez é de Alexandre Gallo. O treinador de 40 anos que já foi jogador do Atlético e estava no Figueirense pode ser anunciado nos próximos dias na cidade do Galo como novo comandante para o decorrer do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.

Nenhum comentário: